sexta-feira, 28 de setembro de 2007

San Pedro de Atacama

San Pedro é uma cidadezinha perdida no meio do deserto. Mas é totalmente turística. As casas sao feitas de adobe, aquele tijolo de barro bruto, mas por dentro, restaurantes transados e etc. Tudo muito mais caro que a Bolívia. Primeiro porque está no meio do deserto, segunto porque é turístico e terceiro porque o Chile é mesmo mais caro que a Bolívia. Aliás, a Bolívia deve ser uns dos países mais baratos da América do Sul.
Aluguei uma bicicleta e uma prancha de Sandboard. Tinha a opcao de incluir um instrutor mais saía o dobro do preco e pensei: "nao precisa. Chego lá, vejo como os caras fazem e aprendo". Pedalei uns 20 minutos até a duna. Ela fica fora da cidade, num lugar chamado Vale de la Muerte. É um vale cercado por montanhas cor de terra. Tudo bem arenoso. Deformado pela erosao.
Larguei a bicicleta, subi a duna e nao havia ninguém no lugar. Fiquei lá até 13:30 descendo a duna sozinho. O vale vermelho, horizonte de terra e o Vulcao Licancabur ao fundo. San Pedro nao se vê de lá; fica encoberto pelo vale.
Foi fantástico, pela situacao. Sozinho numa duna, no deserto, em cima de uma tábua de sandboard. O ruim foi que nao pude pegar os macetes com os outros praticantes. Mas o cara que me alugou tinha me dito o básico. Peso pra trás e 45 graus em relacao à duna. Depois da terceira descida a gente já comeca a entender como o negocio funciona. Nao é difícil. E é meio viciante. Quase perdi a hora de entregar a prancha. Só mais uma... O que pega é que tem que subir a pé, claro. Esqui sem lifting. Cansa.
Quando estava saindo do vale cruzei com um cara que estava entrando de carro. Ele tinha alugado uma prancha também e me perguntou se era difícil. Expliquei o que sabia e disse que nao tinha mais ninguem lá. Ele disse que deve ser por causa da baixa temporada e também porque normalmente o pessoal vai no turno da tarde. De manha a galera dorme ou vai a algum tour pela regiao.
Amanha vou à Quebrada de Jerez, um cânion perto daqui. Agora vou dar uma volta pelos bares de San Pedro.
Amanha tento descrever o terceiro dia do Salar.

8 comentários:

estanca disse...

Oi!
Estou te acompanhando por aqui!
na volta quero ver fotos :)
beijo aproveita!!!
Dani Cucchi

Rodrigo Meirelles =]~ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Meirelles =]~ disse...

Fill...

Kara suas histórias tão muiitoo maneiras essa viagem deve estar sendo muito foda...

Continua escrevendo q tah todo mundo te acompanhando daki.

Abraços...Rodrigo Sabugosa(filho da Mary)=]~

Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

fil!
cara, nao pude acompanhar suas historias nos ultimos dias mas ja me atualizei...
o show la em salvador foi foda e sua irma idem.
bjs!

Lia Sabugosa disse...

Vc descreve tão bem os lugares que parece que estou aí.

Muita muita muita saudade!

Pedro disse...

Interessante.

Ana Paula Cunha disse...

Oi chs,

Nossa, a descrição está muito bacana.

Muitas saudades!
Se cuida!

Ah! Lia estava linda em Salvador.

Beijos,
Mari.