sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Uyuni - San Pedro, dia 2

A noite foi longa. O frio e a altitude (uns 3.800) me fizeram acordar à 1:00 da manha, e demorei umas duas horas pra voltar a dormir. Em Potosí (4.100 mts) já tinha sentido isso. Acordei algumas com falta de ar.
Me levantei ás 5:3o pra ver o nascer do sol. Subi numa pedra, perto do alojamento e aguentei o vento frio. Um deserto, umas nuvens vermelhas e o sol. Bonito pra caramba!
Cruzamos o deserto de Sioli. Muito rico em enxofre, as montanhas parecem coloridas a mao, de terra ao mostarda. No meio do deserto, um grupo de rochas esculpidas pela erosao do vento fortíssimo. O motorista disse que sao pedacos de um meteorito e que aquele vento já quebrou muito parabrisa de jipe.
Visitamos várias lagoas. Uma delas, Laguna Colorada, varia de cor durante o dia, até chegar ao vermelho. Sao os pigmentos das suas algas, estimuladas pelo vento. Centenas de flamingos moram lá. 3 espécies, umas delas raríssima. Imagino que eles nao tenham predador natural, já que o único outro bicho que ví por alí foram vicunhas, que nao parecem ser carnívoras.
O alojamento era congelante. Tomamos umas garrafas de vinho boliviano durante o jantar, pra esquentar. Macarrao frio com molho de tomate. Conversamos sobre viagens e tal. O grupo bem maneiro.
O frio bateu os 10 graus negativos, segundo previsao do Jaime, o motorista.

Nenhum comentário: