segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Uyuni - San Pedro, dia 3

Saímos do alojamento às 5.30. Uns 12 abaixo de zero. O carro enguiçou 30 minutos depois. Nos entreolhamos, esperando alguém reagir. Nao me lembro quem tomou a iniciativa mas todos saímos e empurramos o jipe, que pegou no embalo. De volta ao carro, Oscar foi abrir a garrafa d'água. Estava congelada.
Chegamos aos geisers. Cenário impressionante! Várias crateras no chao, borbulhando. E alguns jatos de vapor, fortíssimos. Eles ficam mais ativos cedo na manha. Depois acalmam. Por isso madrugamos.
Próxima parada, águas termais. Quando chegamos, outros jipes já estavam parados por lá. Havia uma sala que eles usam para o café da manha. Lá fora, vários viajantes em volta de uma piscina de cimento, com água termal (real). O frio era grande e algumas pessoas aproveitavam pra molhar os pés n'água quente. Eu tinha posto minha sunga por baixo da calça, especialmente pro banho termal. Estava há mais de 24 horas sem tomar banho. O alojamento do segundo dia nao tinha água quente, o que quer dizer "nao tinha banho". Nao iria me contentar em molhar o pé na água quente. Fui até o jipe, que estava estacionado à uns 100 metro da piscina, peguei minha toalha na mochila e deixei minha roupa por lá. Acelerei em direcao à piscina. Comecei a ouvir gritos vindo de lá. "Felipe!". "Brasileño!". "Loco!". Meus dedos do pé começaram a congelar. Insisti. As pedrinha vulcânicas furando minha sola. Nao podia desistir agora. Nao podia decepcionar meus companheiro de viagem. Ainda mais na frente dos outros viajantes. Eu já estava na metade do caminho. Voltar agora era o mesmo que seguir, só que sem o prêmio do banho termal. Já quase lá, pude ver a afliçao nos olhos daquelas pessoas encasacadas. Larguei a toalha no chao e entrei com urgência n'água. Voltei a sentir até o meu mindinho, que nao sentia havia horas! Aos poucos, meus companheiros de jipe se juntaram a mim e alguns outros turistas também. Nada como uma cobaia.
Fechamos a viagem com uma visita a lagoa verde, que vira um espelho naquela hora do dia e reflete o vulcao Licancabur inteiro em suas águas. Grandioso. Troquei de carro na fronteira com o Chile. Me despedi dos meus amigos de viagem, que voltaram pro Uyuni. Dei sorte com esse grupo. Pessoal maneiro. Segui pra San Pedro com uma sensaçao que estava saindo de casa.

4 comentários:

Daniel disse...

Por isso q eu digo q tu é fera!
Como ja disseram, vc descreve bem os lugares, fico aqui tentando imaginar...
fui na Hans ontem, depois eu e o fera fomos no show da Unidade Imaginaria(banda daquela galera q foi na open house)
VAAAAAAIIIIIIIII
Abs!

Unknown disse...

Fil!
até eu fiquei com friooooooooo!!!
tu é muito doido.
bj

Pedro Mello disse...

Meu filho
Espero que esteja bem agasalhado.
Não fale com os indios
Lembre-se, as camisinhas evitam filhos e doenças mas não evitam o pecado.

Pai

Fernando disse...

Caraca mlq!! Isso aí deve tá muito foda!!!!

Depois vc tem q dar uma bronca no seu filho pq ele nao me obedece qdo sai comigo! hahahha

abs, gela a goela e a sola do pés! VAAAIIII