terça-feira, 9 de outubro de 2007

Isla del Sol











Fui de La Paz à Copacabana e lá peguei um barco para a Isla del Sol. O lago Titicaca é gigantesco. Sao 204 km por 65 km. Estima-se que sua profundidade ultrapasse os 360 mts. Durante a viagem (1:30) vê-se ilhas, costa e água sem fim pelo horizonte.


Chegando na ilha um garotinho local me perguntou se eu tinha onde ficar (eles mostram os endereços, já que na ilha nao existem ruas. Só caminhos de pedra, sem nome) e lhe dei o nome de um hostal; indicaçao de um espanhol. Ele me disse, "esse é longe". "Eu aguento", eu respondi, cheio de disposiçao. "Me segue". A ilha inteira é formada por montanhas e a caminhada começa pela escalera del Inca, um escadaria de degraus espaçados, construída pelos Incas. Comecei bem, seguindo o moleque, mas no meio da escada acabou o oxigênio. A mochila pesada e a altitude tornam essa subida um calvário. Vários turistas pálidos, tentando respirar fundo e seguir em frente. Depois de umas 10 paradas pra respirar, chegamos ao Hostal. Em cima da montanha, uma vista espetacular. Deitei na rede e fiquei.


Dia seguinte cruzei a ilha inteira (5 horas, ida e volta), de sul à norte, até um palácio Inca. Acredita-se que Manco Capac e Mama Ocllo, os primeiros Incas, surgiram na ilha e de lá foram à Cuzco, fundar o império Inca.

A ilha inteira é marcada pelas terrazas incas. Sao cortes planos na montanha, usados há séculos, como soluçao pro cultivo. Além de plantaçoes, o povo local usa esses pastos pra criaçao de animais (mulas, porcos, ovelhas e lhamas). As mulas sobem, durante todo o dia, com barris d'água pra parte mais alta da ilha, já que a fonte fica quase no nível do lago. Trabalho duro. Uma boliviana me disse, em La Paz, "um pecado se duchar na Isla del Sol".
À noite, cerveja e pizza com outros viajantes. Dois argentinos vieram pra ilha de barco a remo. Alugaram o barco em Copacabana e o dono veio junto pra ajudar. Cinco horas remando. Um deles, a cara toda vermelha de sol, disse que no meio do caminho cruzaram com barcos a motor lotados de gente que ria deles e tirava fotos. Atraçao turística.

6 comentários:

Breves disse...

Ainda bem que deu as caras. A galera já devia estar preocupada com sua ausência devido ao seu passeio aventureiro.

Valeu brod...

milabart disse...

Fala, Fil!
Muito bom acompanhar suas aventuras!
Divirta-se muito!
Beijos,
Mila

Unknown disse...

o visu da viagem de barco deve ser foda...
mas vc falar que o sargentinos foram atracao turistica...
Vc é a atracao!

Unknown disse...

esse geraldo aí sou eu, o lucas...

Ana Paula Cunha disse...

Fiiiiill!!!

Bom demais esse blog!!
Hj já é dia 11, e vc não escreveu nada sobre o seu dia de ontem!!!
Pensou que fosse escapa das minhas cobranças?! Saudade de você!!

Beijo bem grande.

Papoula

Lia Sabugosa disse...

Tá tããão lindo na foto.
Suas estórias estão ótimas, fotos lindas, está aprendendo muito com essa viagem mas............quando vc volta?!!!!!!!!!!!
Te amo!