quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Nasca


foto (roubada) da internet




Cheguei a Nasca hoje, às 5:30, vindo de Arequipa. A cidade vive em funçao das famosas Linhas de Nasca. Já na rodoviária (àquela hora) algumas pessoas me cercaram, tentando vender sobrevôos pelo local. Preferi arrumar antes um hostal pra depois ver a melhor opçao, com calma. Fechei um vôo mais uma visita ao cemitério de chauchilla, numa promoçao.



Em frente a pista de decolagens, várias diferentes companhias e suas salas. Esperei, vendo um documentário sobre as linhas. Ninguém tem a certeza de quem desenhou estas linhas gigantes e nem para quê. Maria Reiche (uma alema que estudou as linhas por décadas, e que depois de morta virou heroína de Nasca) tem a tese mais respeitada de que esses desenhos teriam sido feitos pela civilizaçao Nasca como um calendário astronômico.



Me indicaram um mono motor de quatro lugares. Piloto, eu e um casal de dinamarqueses, atrás. O aviao parecia bastante rodado. Pneu do lado direito careca. Painel gasto, com algumas adaptaçoes. Parecia que faltava alguns marcadores que foram substituídos por placas de metal pretas. Mas como nao sou nenhum expert no assunto, acreditei no piloto que disse que aquele aviao "es muy bueno". Decolamos.



As linhas ficam no meio do deserto e foram feitas simplesmente com a remoçao da terra escura e pedregosa da superfície do terreno. Sao desenhos enormes, de pássaros, macaco, pessoas e etc. Tudo desenhado pra ser visto de cima. Muito de cima. Por isso muitos acham que sao oferendas aos deuses.




Amanha tento contar como foi o cânion e Arequipa.


Mudei meus planos e parto hoje, as 4 da madrugada, pra Paracas (antes eu ia direto pra Lima, mas parece que vale a pena passar por lá antes). Vou até o trevo, onde passa a pan americana, e lá pego algum ônibus que esteja passando para Pisco. Desço numa entrada antes da cidade (já as 7:30) e de lá pego um ônibus pra Paracas, onde pego um barco pras ilhas Ballestras. Tudo isso porque os barcos só tem saído até as 10 da manha e nao existe ônibus, direto de Nasca, que chegue lá antes desse horário.

4 comentários:

Lia Sabugosa disse...

Você só faz viagem perigosa?!!!
Não vejo a hora de te abraçar muito!!!

P.S.:Você é o Sabugosa do Isonor?

Unknown disse...

o que vem agora?
um mergulho a 5 mil pés?
um curso de asa delta por correspondencia?
um passeio turistico por tras da proxima tsunami?
ELE É O SUPER SABUGOSA!

Fernando disse...

Es muy bueno! ahhahaha

Manda ver, Fil!!!!

abs

milabart disse...

Que bom que você só conta essas coisas depois...
Senão sua irmã ia aí lhe buscar!
Beijo!